Jogadores de Várzea e a saudade do futebol

sergiospires
Patrick de Paula - Imagem de Cesar Greco


 Era o último pênalti da série na final do Campeonato Paulista entre Palmeiras e Corinthians, e o jovem Patrick de Paula, que há dois anos jogava no futebol de várzea no Rio de Janeiro, pega a bola com a maior naturalidade; ele olha para Cássio e fulmina o goleiro com um chute no ângulo, levando o Verdão ao título.

Esta história todos viram no último final de semana, e testemunharam a importância do futebol de várzea na vida de milhares de futebolistas de todas as idades que todos os finais de semana, lotam milhares de campos pelo Brasil. Principalmente para os mais jovens, que ainda sonham em serem jogadores de futebol, e os empresários insistem que os jogadores devem ter entre 15 e 16 anos. Patrick de Paula é um exemplo que o jogador pode estar formado um pouco mais tarde, pois foi aos 18, que foi revelado na Taça das Favelas.

Com a paralização dos Campeonatos por conta da Covid-19, muitos atletas estão sem treinar, muitas escolinhas estão fechadas e o setor vive uma crise, nunca vista. Mesmo assim, o sucesso do jovem palmeirense ascendeu uma luz de esperança para muitos jovens que estouraram a idade, e agora irão lutar para uma vaga em qualquer equipe que participe de um destes campeonatos de várzea, pois será uma nova vitrine.

Para quem acompanhava os Campeonatos de Várzea, já sabia que existem inúmeros atletas que poderiam ser profissionais. Entretanto, só conseguiram experiência aos 21, ou até mesmo aos 25 anos, que para os empresários profissionais, estes atletas não servem mais. Muito pelo contrário, com a “profissionalização” da várzea, estes jogadores poderiam atuar qualquer time profissional e está acontecendo o movimento inverso, onde vários jogadores que estão desempregados pedem desfiliação como profissional, para atuar na várzea, onde podem ganhar de R$ 100 a R$ 500 por jogo em algumas equipes.

Cabe agora, a nós, amantes do futebol, aguardar a pandemia passar, para acompanhar os jogos nos CDC’s espalhados pela cidade e incentivar as equipes e apreciar grandes atletas que são revelados na várzea. Que chegue logo a vacina!



To Top